A origem das perguntas e projetos na Baby House

Como surgiram os vídeos que você vê aqui

Neste site você pode ter acesso a um pouco do cotidiano da Escola de Educação Infantil Baby House, sediada na cidade de Porto Alegre, Brasil. Mais especificamente, ver como as crianças efetivamente se envolvem e se apropriam dos conhecimentos que se expandem a partir de seus interesses e curiosidades.

Ao contrário de outras escolas, nossa publicidade nunca é feita por atores. E as crianças não seguem um roteiro. O que você vê nos vídeos e áudios é autêntico, a expressão das conquistas verdadeiras das crianças (e tudo com autorização das famílias, claro, que se alegram em participar!).

Na Baby House, o ponto de partida para os projetos de pesquisa de cada turma são questionamentos trazidos pelas crianças. No caso dos maiores, expressos diretamente por sua fala. Nos caso dos menores, inclusive dos bebês desde seus quatro meses de idade, aquilo que demonstram pelo seu movimento, seu olhar, sua atenção, sua emoção.
Estes elementos, compartilhados com os amigos da turma, se traduzem em hipóteses de investigação e daí em atividades variadas e transdisciplinares, envolvendo arte, ciência, raciocínio, comunicação e socialização.

Sim: amigos. Porque esta troca positiva vai dar frutos num ambiente de afeto, de amizade, de confiança, de cooperação entre todos. O desenvolvimento de valores e o aprendizado andam juntos na Baby House!

Para saber mais sobre a Baby House, visite nosso site! E se você se identificou com esta forma de aprender e se desenvolver e deseja oferecer esta oportunidade para seu filho(a), marque uma visita. Ela envolve toda uma tarde – mas é um investimento essencial. Vai ser um prazer recebê-los(as)!

Brincadeiras e Danças

A proposta educativa da Baby House privilegia a motricidade, a alegria, a socialização, a expressão e a criatividade, assim como o contato tanto com elementos contemporâneos quanto tradicionais. As brincadeiras e danças da cultura popular, além de uma forma de entretenimento, há muitas gerações oportunizam vivenciar e trabalhar elementos importantes, como movimento corporal, musicalidade, desafios, memória, musicalidade, escolhas, frustrações, superação, identidade, autorregulação, entre muitos outros. Ao identificar que não só as crianças mas também os pais e educadores têm perdido este rico repertório, a Baby House tem investido em resgatar e oferecer o contato com as danças e brincadeiras da cultura popular brasileira tanto às crianças quanto aos adultos, possibilitando momentos de confraternização, desafio e diversão para todos.